O fantasma da pandemia ainda vai assustar a economia brasileira?

A pandemia do novo coronavírus está trazendo consequências muito graves para o Brasil e para todo o mundo. Essa crise de saúde pública é a maior da história do nosso país e os resultados para a economia brasileira também são difíceis. 

O ano de 2020 foi marcado por perdas econômicas e os impactos negativos da pandemia atingiram todos os setores da economia brasileira, o que provocou uma crise econômica. 

O aumento do desemprego, a redução da capacidade de consumo do brasileiro, a fuga de investimentos e uma série de outros fatores foram fundamentais para a consolidação desse cenário.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre a expectativa da economia nacional no ano de 2021 e discutir o rumo da crise econômica no Brasil.

A crise está acabando?

O ano de 2021 começou um pouco turbulento, mas promete ser bem melhor que o ano anterior. A indústria nacional, o agronegócio, o comércio e o setor de serviços vêm se recuperando nos últimos meses e devem obter resultados melhores nesse ano.

Entretanto, é preciso olhar para esse momento com bastante cautela e entender que ainda estamos distantes de uma normalização absoluta. Mas mesmo assim, estamos caminhando no rumo certo.

O início da vacinação é um bom sinal?

Uma das questões mais animadoras para a economia brasileira foi o início da vacinação contra a COVID-19 no país.

Somente a imunização da população brasileira poderá restaurar a situação econômica do Brasil. Por isso, é fundamental que o Programa Nacional de Imunização seja acelerado.

Por meio da vacinação da maioria do povo brasileiro, os diversos setores da economia nacional poderão retornar à normalidade. Dessa forma será possível recuperar os prejuízos e voltar ao patamar econômico pré-pandemia.

A recuperação da economia brasileira já começou

É evidente que para alcançarmos uma recuperação plena precisamos imunizar pelo menos 70% da população brasileira, contudo, o país já tem dado importantes sinais de recuperação econômica nesse ano de 2021.

Não é à-toa que os economistas estão estimando que o crescimento do PIB brasileiro em 2021 chegará a 3,5%, um resultado muito melhor que o do ano anterior.

Mas o setor de joias é um exemplo de superação e resultados positivos, mesmo diante de uma crise. E o melhor, a tendência de crescimento é de mais crescimento. 

Felizmente, o ano de 2021 sem dúvida traz excelentes expectativas para a nossa economia e a tão sonhada recuperação econômica nacional pode estar cada vez mais próxima.

Quer acompanhar mais notícias do setor de joias e franquias? Fique ligado em nas redes sociais. Basta clicar em: FACEBOOK ou INSTAGRAM! Ou ainda, acessar nossa loja online clicando AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *