Todo o aniversário de casamento é importante para o casal, um dia de comemoração e relembrar o tempo passado juntos. Porém, se tem uma data que é muito especial é a bodas de ouro, por tudo o que ela envolve.
O termo bodas significa enlace, ou seja, casamento, e cada ano tem um material específico que dá nome às comemorações anuais. Ela começa já com um ano de matrimônio, com as bodas de papel e finalizando com as bodas de jequitibá – 100 anos de casados.
Agora, quer saber o que significa bodas de ouro e ter dicas de alianças? Continue a leitura!
Quando surgiu a bodas de ouro?
A comemoração das bodas surgiu na Alemanha Medieval, quando os casais festejam os 50 anos do matrimônio. Na ocasião, o casal recebia da comunidade duas coroas de ouro. Por isso, estas cinco décadas ficaram conhecidas como bodas de ouro.
O tempo passou, a modernidade veio, assim as coroas foram deixadas de lado, porém a tradição se manteve. No lugar, a aliança ganhou espaço e até hoje é o símbolo deste momento.
Antes disso, quando o casal completava metade do tempo, isto é, 25 anos de casamento, também ganhava uma coroa, mas de prata. Dois metais nobres na época e continuam sendo até hoje.
Por que a bodas é de ouro?
O ouro sempre foi um dos metais mais desejados e nobres da natureza, por isso sempre foi muito disputado. Por toda a história, foi sinônimo de riqueza e de fartura, porém para as bodas de ouro ele tem outro significado.
Para fazer relação com o casamento, o ouro indica a nobreza desta união, que se mantém forte e inabalável, assim como este metal, que não enferruja com a ação do tempo. É esta a mensagem que o metal passa com os 50 anos de casamento.
A bodas de ouro difere das outras por vários fatores e, um deles, é a data comemorada em si, afinal são incríveis 50 anos de união, amor e lealdade. E convenhamos que não é sempre que isso acontece!
Quando é comemorado?
Como dissemos, a bodas de ouro é comemorada quando o casal completa 50 anos juntos. Nesta data, inclusive, muitos pombinhos costumam realizar uma grande festa, como se fosse um novo casamento.
A intenção, no caso, é renovar os votos, com direito a cerimônia, culto religioso e muita festa. Na ocasião, acontece a famosa troca de alianças, para simbolizar a renovação.
Dicas para a troca de alianças!
Se você ou algum conhecido irá completar 50 anos de casado, então confira cinco dicas de alianças para as bodas de ouro.
Aliança bicolor
Esta aliança é de ouro 18 quilates, lisa, feita de ouro amarelo e branco. Além disso, ela é abaulada e traz mais conforto para quem estiver usando.
Aliança diamantada
Esta outra opção também é feita em ouro 18 quilates, mas com detalhes diamantados em diagonal e também com diamantes.
Aliança giratória
A aliança giratória é feita com dois aros, um de ouro amarelo e outro branco, que giram no eixo. Além disso, o ouro tem 18 quilates e a peça também é abaulada, mais confortável.
Aliança jateada
Uma peça feita com ouro 18 quilates, também bicolor e giratória. Esta aliança é jateada com diamantado em forma de estrela, trazendo personalidade.
Convex tem tradição em joias!
A Convex Brasil tem mais de 35 anos de tradição no mercado joalheiro, produzindo peças em ouro e também em aço. Mas além de aliança, nosso site tem coleção de pulseiras, correntes, colares, pingentes e muito mais.
Aliás, as franquias da Convex são uma excelente maneira de investir seu dinheiro, com as lojas quiosques. Elas são mais baratas em sua montagem e operação, tornando muito rentável. Além de alta lucratividade e um markup de cinco vezes.
Se você busca um investimento seguro, entre em contato com nossa equipe.