5 mitos e verdades sobre as joias de aço 316l

O aço 316L é muito utilizado na fabricação de acessórios por conta da sua resistência, brilho e durabilidade à joia. Sendo assim, ao buscar joias de aço, você encontra elegância e qualidade.

Porém, é muito comum se confundir os tipos de aço, afinal, existe uma grande variedade utilizados na fabricação de pulseiras, brincos, anéis e colares.

Pensando nisso, viemos trazer algumas informações sobre o aço 316L para que você possa entender um pouco mais sobre as joias que está comprando.

O que é o aço 316L?

O aço 316L é uma variação do metal que possui uma grande resistência à oxidação, trazendo qualidade e durabilidade para a joia feita com esse material. Isso significa que essa variação do metal possui um baixo teor de carbono e passou por um processo de derretimento a vácuo que evita qualquer tipo de contaminação.

Também chamado aço inoxidável, o aço 316L possui liga de ferro e crômio em sua composição, o que faz com que esse tipo de metal não enferruje ou escureça, uma característica fundamental para acessórios. 

Conheça os mitos e verdades sobre o aço 316L

Aço 316 e 316L é a mesma coisa?

O aço 316 e o aço 316L não são o mesmo tipo de aço, apesar de esse ser um mito muito comum. 

O aço 316 é um tipo de aço inox de boa qualidade, mas o aço 316L é muito mais resistente e não possui carbono em sua composição, o que o torna menos propenso à corrosão intercristalina ou intergranular.

Sendo assim, o aço 316L além de ser mais durável, também contribui para o meio ambiente.

O aço inox é melhor que o aço cirúrgico?

A qualidade de um metal é determinada pelo teor do carbono, diferenciando o aço cirúrgico do aço inoxidável. 

Sendo assim, peças com menor quantidade de carbono, como o aço cirúrgico, são menos propensos a sofrer com a corrosão. 

Portanto, o aço 316L, também chamado aço inoxidável, é a melhor opção quando se trata de joias e acessórios. 

Aço evox: a evolução do aço inox?

O aço evox é composto de carbono comum e revestido por um material que protege sua superfície, sendo uma camada de zinco e uma camada de tinta ou verniz. 

Dessa maneira, devemos entender o aço evox como uma alternativa ao inox, não uma evolução. Afinal, o zinco, a tinta ou o verniz não possuem a mesma durabilidade do aço inoxidável.

Joias de aço não enferrujam?

Como vimos, o aço 316L é um tipo de aço com baixo teor de carbono em sua composição. Essa característica faz com que ele seja mais resistente à oxidação, um processo natural que ocorre com o tempo.

Porém, nem todas as joias são feitas com esse tipo de aço. Portanto, lembre-se: joias de aço podem escurecer. Apenas as peças feitas com aço 316L não escurecem ou enferrujam, por conta de sua composição.

Convex: especialistas em joias de aço

Aqui, na Convex, todas as nossas joias de aço são feitas com aço 316L, o que, como você já sabe, garante a durabilidade e brilho do seu acessório. Por isso, se você busca por brincos, alianças, pulseiras, colares de qualidade para presentear quem você ama, conheça as joias de aço da Convex

Além disso, também somos uma franquia com modelos de investimento que cabem no bolso do novo investidor. Se você tem interesse em ser dono de um negócio com retorno rápido e seguro, fale com um de nossos consultores!

4 comentários em “5 mitos e verdades sobre as joias de aço 316l”

  1. Luiza Beth Ferrazi

    Eu amo joias de aço oxidavel muitas pessoas e indico para os amigos comprar meu nome é Luiza Beth Ferrazi Batista Dias sou de cassilandia ms

    1. Oi Luiza fico feliz que indica nossas joias.
      Se quiser conhecer como se tornar uma revendedora me envie o seu celular que te explico😉

  2. Faltou falar sobre o aço dourado. Como ele é obtido, ele enferruja ou descasca? pode ser utilizado em todas as ocasiões? é tratado como um semijóia? Precisa de cuidados?

    1. Oi Glaucia, o nosso aço dourado não enferruja nem descasca, porém é uma joia e você terá nosso certificado de garantia. Não temos problema com o aço dourado mais estamos a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *